Curiosidades Das Frutas

– Muitos dizem que a abóbora é um legume, porém ela não é, assim como o tomate, a azeitona e o cacau, ela é uma fruta.

– O estudo das frutas se chama Pomologia, que é um ramo da botânica que estuda os frutos. Está voltada para o desenvolvimento de técnicas de cultivo e estudos fisiológicos em plantas e frutos.

 

– Existe uma árvore chamada Salada de Frutas. Trata-se de uma árvore que gera mais de 40 variedades de frutas de caroço, incluindo pêssegos, ameixas, nectarinas, cerejas e até amêndoas.

– Morangos e kiwi têm mais vitamina C do que as próprias laranjas.

– Kiwi e o pêssego têm pelos como uma forma de proteção desses frutos. Os pelos evitam a desidratação quando a temperatura está muito alta e também protegem contra pequenos insetos que possam se alimentar da fruta.

– A coroa de folhas do abacaxi é como uma muda da planta. Ou seja, serve para ser plantada e, assim, nascer um novo pé.

– A maçã escurece depois de cortada porque quando cortamos a fruta, rompemos algumas células dela e isso libera uma substância que causa o escurecimento. Em contato com o ar, esse processo se acelera ainda mais.

– As mangas possuem fiapos porque a parte que comemos, chamada mesocarpo, possui muitas fibras, mais conhecidas como fiapos.  As fibras surgem quando algumas células da fruta perdem água e se tornam mais durinhas.

– As bananas que normalmente comemos não têm sementes. Não se engane com aqueles pontinhos pretos no centro da fruta, são apenas os óvulos, ou seja, células reprodutoras, não fecundados da flor da bananeira. Hoje, esse fruto se reproduz a partir de uma planta-mãe, com os novos brotos que saem dela. Sementes só existem em bananas selvagens, que não estão à venda para o consumo.

– A carambola se parece com uma estrela porque ao se desenvolver, a carambola mantém as formas bem contornadas das cinco partes do ovário, aparelho reprodutor da flor. Isso não rola com as outras frutas, que ficam mais arredondadas.

– Os tomates são uma fruta, pelo menos botanicamente. Sessenta milhões de toneladas de tomates são produzidas a cada ano, o que representa 16 milhões a mais do que a segunda fruta mais popular, a banana.

– As bananas são naturalmente levemente radioativas porque o potássio que elas contêm é um isótopo radioativo que ocorre naturalmente. Mas não se preocupe, você precisaria comer 100 milhões de bananas em pouco tempo para chegar até uma dose fatal.

– As bananas como as conhecemos hoje são o resultado de milhares de anos de cultivo humano, a maioria das bananas silvestres não é comestível. Através de milhares de anos de cruzamentos e cultivo, os seres humanos conseguiram criar as bananas que temos hoje.

– Os abacaxis na verdade não são uma fruta, mas um grupo de bagas fundidas em torno de um talo.

– As romãs podem conter até 1.400 sementes em uma única fruta, e é por isso que muitas vezes está associada à fertilidade na mitologia.

– O caqui vem de origem chinesa, mas quem trouxe ele para ser cultivado no Brasil foram os japoneses. Isso aconteceu também com o kiwi.

– A melancia, fruta muito consumida pelos brasileiros, possui origem africana e foi trazida para o Brasil pelos escravos. 90% da melancia é composta por água, e as melhores redes de cultivos dessas frutas são em terras mais secas.

– Algumas das frutas que tem originalidade brasileira são: araçá, açaí guaraná, goiaba, jabuticaba, maracujá, pequi.

– Muitos dizem que a abóbora é um legume, porém ela não é, assim como o tomate, a azeitona e o cacau, ela é uma fruta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.