Chás Saudáveis e Naturais

O hábito de tomar chá antes de dormir é bastante comum e pode melhorar a qualidade do sono e diminuir a ansiedade como nos mostram alguns estudos. Mas, além de acalmar, esse costume traz outros benefícios para a saúde. Sabe-se que o chá é uma das bebidas mais antigas e consumidas do mundo, ficando atrás apenas da água.  Sua história começa na China há mais de dois mil anos antes de Cristo e tudo indica que surgiu de forma acidental. E depois disso a bebida se espalhou rapidamente pelo mundo. Barato, saboroso, aromático e saudável, é um habito que vale a pena você incluir na sua rotina.

Vale a pena saber que a infusão do chá por 3 minutos ou mais pode liberar diversos antioxidantes benéficos na água. O ideal é não beber ele muito quente, para não acabar prejudicando o esôfago. Experimente uma temperatura de no máximo 60ºC. Chá a granel tende a ter um resultado mais saboroso e saudável do que chás em saquinhos.

Chás industrializados tendem a ter adoçantes e outros aditivos químicos. Em dias quentes, prefira fazer seu próprio chá gelado em casa, e se quiser adoçar, use o açúcar de sua escolha ou mel, mas com moderação. Apesar de chamarmos todos de chá, as versões de ervas, como camomila e hibisco, são consideradas tisanas ou infusões. Chá mesmo é feito a partir da planta Camellia sinensis, processada de maneiras diversas.

Entre tantos benefícios iremos destacar alguns:

Imunidade

Uma pesquisa da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, mostrou que a L-teanina, substância presente no chá, alcança um efeito positivo no fortalecimento do sistema imunológico contra possíveis ataques virais ou bacteriológicos.

Hidratação

Quase todos os chás e infusões são excelentes para manter o organismo hidratado. A água é principal componente do nosso corpo, representando até 60% do peso de um adulto. Além de ajudar a manter a temperatura corporal, é fundamental para o funcionamento do cérebro e de órgãos.

Vitaminas

A lista de vitaminas dos chás é extensa e depende dos componentes de cada mescla, mas uma coisa é certa: uma xícara é uma fonte riquíssima delas. O segredo é você escolher folhas sempre fresquinhas e aromáticas.

Polifenóis

O nome é complicado, mas os benefícios que eles proporcionam são inúmeros. Todos os chás contêm polifenóis, que melhoram os níveis de concentração e energia, previnem a aterosclerose e o diabetes, além de diminuir o risco de doenças cardiovasculares.

Principais Chás

Camomila

A camomila é uma das ervas medicinais mais consumidas no mundo desde a antiguidade. Seu chá é derivado das folhas e flores. Geralmente, o preparo é feito após o processo de secagem desses elementos.

– Alivia cólicas: O chá auxilia no alívio porque estimula a produção de glicina, que é um mineral que serve para ajudar na contração e relaxamento dos músculos sendo assim reduz a intensidade dos espasmos musculares.

– Melhora o sono: A presença da apigenina, um antioxidante natural, auxilia no funcionamento dos receptores cerebrais, promovendo assim a sensação de relaxamento e, consequentemente, a melhora do sono.

– Auxilia no controle glicêmico: O chá de camomila auxilia na prevenção do diabetes porque previne os picos de açúcar no sangue.

Hibisco

É uma planta medicinal caracterizada por ser rica em antocianinas, um composto que garante a sua cor vermelha característica e que, por sua vez, proporciona grande potencial antioxidante. O hibisco é rica em flavonoides, vitamina C e ácidos orgânicos, que proporcionam vários benefícios para a saúde.

– Diminuir a pressão arterial: O hibisco ajudar a prevenir e a controlar a hipertensão arterial, pois favorece o relaxamento dos vasos sanguíneos. Alguns estudos científicos indicam que o consumo regular do hibisco poderia exercer um efeito similar ao de alguns medicamentos anti-hipertensivos.

– Cuidar da saúde do fígado: O hibisco inibi a produção de ácidos graxos, o que pode representar melhora do funcionamento e promover a prevenção do fígado gordo. Além disso, poderia fornecer enzimas responsáveis pela desintoxicação do organismo, reduzindo, assim, o dano hepático.

Mate

Preparada através das folhas e talos da erva mate, uma planta medicinal da espécie Ilex paraguariensis, rica em cafeína, polifenóis, flavonoides, vitaminas e minerais, que lhe conferem muitos benefícios para a saúde.

– Auxilia no emagrecimento: A cafeína presente na sua composição tem efeito termogênico, que acelera o metabolismo, fazendo com que o organismo gaste mais energia e aumente a queima de gordura visceral. Além disso, este chá retarda o esvaziamento gástrico e aumenta a sensação de saciedade, reduzindo assim o apetite.

– Combate o cansaço: A cafeína presente tem ação direta no cérebro e age bloqueando os efeitos da adenosina, uma substância que provoca cansaço e sono, e aumentando a liberação de neurotransmissores, como adrenalina, noradrenalina, dopamina, glutamato e serotonina, o que causa o seu efeito estimulante.

– Melhora o humor: O chá é rico em teobromina e cafeína, que ajudam a aumentar os níveis de serotonina no cérebro, um neurotransmissor relacionado com a regulação do humor, ritmo cardíaco, sono e apetite. Dessa forma, o chá mate pode ajudar a melhorar o humor e combater os sintomas de depressão e ansiedade.

Chá verde

Repleto de antioxidantes, o chá-verde tem o consumo associado à melhora na circulação sanguínea, além de ser lembrado como um aliado na resistência à ação da insulina no corpo de quem o toma.

– Melhora da função cerebral: Diversos estudos relacionam o consumo do chá com uma melhora da função cerebral. Isso ocorre porque a cafeína, um dos componentes do chá, tem a capacidade de melhorar o desempenho em tarefas cognitivas de longa duração, que exigem estado de alerta.

– Aumento do desempenho físico: Chá verde aumenta a energia do organismo e melhora o desempenho físico. É o que comprova uma pesquisa da Harokopio University (Grécia). A responsável por esse benefício é a cafeína, que dá energia. Outros estudos também relatam que a substância presente na bebida consegue aumentar o desempenho físico em até 12%.

– Faz bem para a digestão: Podendo auxiliar na estimulação de ácidos estomacais, contribuindo para a digestão e a absorção adequada dos nutrientes. Além de reduzir a absorção de gorduras e colesterol do organismo. Consumir regulamente ajuda a estimular a flora intestinal, o que acaba facilitando a digestão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.