Coloração Pessoal

As cores fazem toda a diferença na aparência de uma pessoa, e entender como elas se comportam em você pode ajudar a transformar suas ideias na hora de criar looks ou de comprar novas peças. Cada cor se comporta de uma maneira diferente conforme o tom de pele de cada pessoa.

A análise de coloração pessoal é um teste que, a partir de tecidos, avalia a temperatura e a saturação da pele para descobrir qual é o tom e o subtom e, dessa forma, encontrar a cartela de cores ideal para extrair o melhor dela.

 

O teste precisa ser realizado na pessoa de cara lavada e com uma faixa no cabelo para isolar o rosto. Com o espelho de frente ao corpo, na altura do pescoço, a profissional utiliza os tecidos com diferentes cores e tons para observar de perto as mudanças que cada cor apresenta na pessoa, a fim de avaliar o que funciona ou não e chegar, ao final do processo.

Verão Puro

Uma pessoa com essa cartela de cores possui a pele bem clara, com fundo rosado e bastante sensível, que se queima facilmente com a exposição ao sol. O nível de contraste formado entre pele, cor dos olhos e pelos é de médio para baixo.  As cores da cartela fazem parte da família dos matizes frios, o que quer dizer que são mais azuladas. São cores frias e suaves.

Verão Suave

Na cartela verão suave possui a pele em tons de bege: claro, rosado ou neutro. As principais cores dessa paleta são suaves e sutis, em tons mais frios e opacos, como as cores pastéis. Já cores vivas, vibrantes e em tons quentes são as menos indicadas nessa cartela. A paleta de cores de verão suave traz cores frias e de baixa intensidade.

Verão Claro

Na cartela verão claro, os cabelos costumam ser loiros ou castanhos de tons claros. Os olhos podem ser azuis ou verdes, enquanto a pele em tons de bege. Na cartela verão claro as cores também costumam ser mais frias e opacas, porém são um pouco mais intensas e fortes com tons empoeirados. Cores muito escuras e quentes não são indicadas para essa paleta. A paleta de cores Verão Claro traz cores vibrantes, claras e de fundo frio.

Inverno Puro

A principal característica das pessoas com essa cartela de cores é o alto ou altíssimo contraste. Combinações de pele branquíssima com cabelos e olhos bem escuros são dominantes. A principal característica da paleta de cores é a temperatura fria. Por trabalhar o alto contraste, também, essa é a primeira combinação de cores que inclui o preto e o branco. A paleta de cores Inverno Puro traz cores frias, escuras e intensas.

Inverno Intenso

As pessoas dessa paleta possuem contraste de médio para alto, mas também podem apresentar contraposição baixa escura, como é o caso dos negros que se encaixam nela. Em geral, o subtom das peles é amarelado. A paleta de cores Inverno Intenso traz cores frias e vibrantes, mas já aceita melhor a introdução de cores claras.

Inverno Profundo

Pessoas dessa paleta costumam ter a pele bege, azeitona, marrom rosada ou negra. As melhores cores para quem é dessa paleta são os tons primários vibrantes, escuros, intensos e frios. Já as cores em tons quentes, nudes e bege dourado são as menos indicadas. A paleta de cores Inverno Profundo traz cores frias em tons escuros, aceitando mais a variação de intensidade.

Primavera Pura

As pessoas dessa cartela possuem peles com subtom. As cores dessa paleta são saturadas, a cartela primavera pura traz cores de temperatura quente e intensidade alta. O preto e o branco não são indicados, por sobrecarregarem o visual.

Primavera Clara

Pessoas que tem como paleta de cores a primavera apresentam tons de pele pêssego ou marfim. De todas as paletas de cores da primavera, é essa a que traz os tons mais claros e suaves, puxando para o pastel, mas, ainda assim, com intensidade média, o que não os deixa nem extravagantes nem apagados demais.

Primavera Intensa

Pessoas que se enquadram na paleta primavera intensa geralmente possuem a pele em tons de porcelana, marfim, pêssego, bronze e também peles negras, avermelhadas e escuras. A característica secundária é a temperatura quente. São bem aceitas, no entanto, tanto cores claras quanto escuras, desde que vibrantes e puxadas para o quente. A cartela Primavera Intensa traz cores de intensidade alta e fundo quente.

Outono Puro

As pessoas dessa cartela possuem contraste alto, com cabelos e olhos bem mais escuros que a cor da pele. O contraste médio escuro também é encontrado, em especial nos negros. As cores da paleta são primordialmente quentes e, como segunda característica principal, opacas. Sua profundidade, no entanto, é média: não são claras nem escuras demais.

Outono Suave

Característica que costuma estar presente nos outonistas suaves são as sardas. A principal característica das cores da paleta são as de tons quentes e, em segundo lugar, sua intensidade baixa. Em relação à profundidade, assim como na categoria anterior, elas podem ser tanto escuras quanto claras.

Outono Profundo

A paleta outono profundo tem em suas principais cores tons quentes, escuros e vivos. Já os tons pastéis ou mais frios, não fazem parte desta cartela. As pessoas dessa paleta possuem contrastes altos, apresentando peles opacas e cabelos mais escuros, com subtons acobreados. A cartela Outono Profundo possui cores quentes e escuras, enquanto a intensidade pode variar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.