Lanches Veganos

Bolinho de chuva vegano

– 1/2 xicara de farinha de trigo

-1/4 xicara de açúcar

– 1 pitada de sal

– 1/2 colher de fermento em pó

– 1/4 xicara de água (até dar o ponto)

– Óleo para fritar

– Canela a gosto

Misture todos os ingredientes e vá colocando água aos poucos até dar o ponto. Com uma colher, despeje um pouco da massa no óleo quente para formar os bolinhos. Depois que estiverem fritos, polvilhe açúcar, canela e sirva.

 

Pão de queijo vegano

– 2 xicaras de polvilho doce

– 1 xicara de polvilho azedo

– 1/3 xicara de óleo

– 2 xicara de batata salsa amassada (tipo purê)

– 1 xicara de água quente

– Sal a gosto

– Temperos a gosto como, salsinha desidratada, ervas finas, gergelim e linhaça.

 

Cozinhe em água fervente a batata salsa sem casca, reserve a água utilizada após fervimento. Amasse as batatas até que fiquem com consistência de um purê. Em um recipiente, adicione o polvilho azedo, polvilho doce, óleo, sal e a água quente usada no fervimento das batatas. Misture tudo até se formar uma massa uniforme, acrescente os temperos se preferir. Faça bolinhas de preferência pequenas e coloque em uma assadeira antiaderente com espaço entre uma bolinha e outra. Em forno pré-aquecido a 180º C, coloque seus pães de queijo veganos por aproximadamente 20 minutos, ou até dourar.

Brigadeiro vegano

– 1 e 1/5 xicara de batata doce cozida e amassada

– 2 colheres de sopa de cacau em pó

– 1/3 xicara de açúcar mascavo

– 1 colher de óleo de coco

 

Em panela misture a batata doce com os demais ingredientes, leve ao fogo médio até que a mistura comece desgrudar. Despeje em um prato e espere esfriar por completo. Deixe uns 20 min na geladeira antes de enrolar. Faça bolinhas e sirva.

 

Sorvete vegano de maracujá

 

– 1 maracujá médio

– 1/2 copo de água

– 2 caixinhas de creme de soja

– 10 colheres de açúcar refinado

 

Bata no liquidificador o conteúdo do maracujá junto com a água e 5 colheres de açúcar, quando as sementes estiverem bem quebradas desligue o liquidificador e coe esse suco o máximo possível. Em outro recipiente coloque as 2 caixinhas de creme de soja, o restante do açúcar e o suco de maracujá já coado. Bata na batedeira por aproximadamente 3 minutos até que se formem bastante bolhas. Leve ao congelador. O segredo para o sorvete ficar bem cremoso é bater varias vezes durante o congelamento do mesmo.

Mousse de chocolate vegano

– 1 abacate maduro

– 2 colheres de cacau

– 1 pitada de canela em pó

– 4 colheres de melado de cana

– 1 colher de essência de baunilha

 

No liquidificador coloque o abacate, cacau, canela, melado e a essência de baunilha. Bata bem e leve a geladeira por cerca de duas horas.

Patê de tomate vegano

 

-1/4 xicara de azeite de oliva

– 1 cebola media picada em pedaços

– 3 tomates pequenos sem pele e sem sementes picados

–  4 fatias de pão de forma sem casca e esfarelados

– 1/4 colher de sal

– 2 colheres de orégano

-1/4 colher de molho de pimenta

– Ramos de orégano e gomos de tomate cereja a gosto

 

Em uma panela média, coloque o azeite, a cebola, o tomate e refogue em fogo médio, mexendo algumas vezes até o tomate ficar macio. Deixe amornar, transfira para o liquidificador e bata até obter uma pasta. Junte o pão de forma esfarelado e misture bem. Tempere com sal, orégano, molho de pimenta e mexa novamente. Coloque o patê em uma tigela pequena, decore com ramos de orégano e gomos de tomate. Sirva em temperatura ambiente ou gelado.

Bolo de fubá vegano

 

– 2 copos de fubá

– 1 copo de farinha de trigo

– 1 copo de açúcar

– 1/2 copo de óleo

– 1 copo de água

– Erva doce a gosto

– 1 colher de fermento cheia

 

Em um recipiente grande, coloque os dois copos de fubá, um copo de farinha de trigo, um copo de açúcar e meio copo de óleo, mexa tudo e coloque a erva doce a gosto, caso necessário use uma batedeira. Adicione o um copo de água aos poucos e vá mexendo, caso necessário acrescente até meio copo de água a mais. Ao final coloque o fermento em pó e mexa com uma colher, em seguida despeje em uma forma untada com óleo. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C até que esteja dourado, ou então até que, ao espetar um palito, a mesma saia limpa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.