Tipos De Dieta

Seja para a manutenção da saúde ou para a perda de peso, existe muitas variedades de dieta que você pode aplicar no dia a dia. Com tantas opções, acaba até sendo difícil escolher a mais ideal para seus objetivos e estilo de vida, não é mesmo?

Pensando nisso, irei apresentar os principais tipos para que você conheça suas vantagens e como seguir uma dieta em sua rotina. Assim, você pode conhecer quais são as principais dietas e com o auxílio do seu nutricionista, optar por aquela que mais irá se adequar às suas condições de saúde.

Low Carb

A dieta Low Carb na verdade é a redução de carboidratos, realizando o consumo moderado desse composto por meio de opções mais nutritivas e saudáveis. Pela baixa ingestão de massas, pães, bolos e outros alimentos ricos em carboidrato, ela pode ser uma boa opção para quem possui diabetes, pressão alta e doenças cardiovasculares.

O cardápio da dieta Low carb é composto por todos os tipos de carnes e vegetais com menores quantidades de carboidratos, como alface, abobrinha e brócolis, por exemplo. Além disso, também é liberado o consumo de ovos, frutas, derivados de leite e sementes. Aliada a atividades físicas, essa dieta auxilia na perda de peso, aumenta os níveis de saciedade e contribui para uma boa saúde.

Cetogênica

Esse é um dos tipos de dieta mais restritiva e que consiste em uma queima de gordura corporal induzida, por meio da exclusão de carboidratos do cardápio. Desse modo, pães, massas, tubérculos e leguminosas como o feijão e lentilha, são tirados do cardápio, assim como outras fontes de açúcar.

Na dieta cetogênica é possível consumir tipos variados de proteínas, derivados de leite, legumes e verduras. Para as bebidas, o consumo fica restrito apenas à água, café e chá sem açúcar. O resultado é uma quantidade significativa de perda de peso. Porém, por seu alto nível de restrição, ela deve ser recomendada por um especialista e aplicada apenas por um curto período.

Detox

A dieta detox oferece como atrativo principal a diminuição de toxinas adquiridas pela alimentação. Por inserir mais alimentos naturais no cardápio, ela também pode ser uma opção para quem deseja emagrecer. Além da exclusão de alimentos calóricos, também deve-se evitar refrigerantes, cafés, bebidas alcoólicas e leite.

Essa dieta tem duração de 30 dias, sendo aplicada em três períodos de dez dias, nos quais há a inserção ou a retirada de alguns alimentos do cardápio, de acordo com as orientações de algum nutricionista. Além da ingestão de alimentos naturais sólidos, deve-se ingerir também bebidas e sucos com frutas e verduras.

Tipo sanguíneo

Esse é um dos principais tipos de dieta que utiliza de características genéticas para adequar o cardápio. Nessa modalidade, os alimentos que são ingeridos são escolhidos a partir da proteína presente na corrente sanguínea, que determina quais nutrientes são mais ou menos absorvidos.

Sendo assim, se tem um cardápio específico para cada pessoa, ofertando alimentos diferenciados de acordo com as características do organismo. Por ser uma dieta exclusiva, é importante o acompanhamento médico durante sua aplicação. Suas recomendações são:

A: deve ingerir frutas, legumes e vegetais, excluindo a proteína animal.

B: deve evitar trigo, milho, tomate, lentilha e inserir no cardápio laticínios e ovos.

O: deve ter uma dieta rica em proteínas com a retirada de grãos e laticínios.

AB: deve incluir laticínios, grãos e frutos-do-mar do cardápio, excluindo café e bebidas alcoólicas nas refeições.

Dieta intermitente

Consiste em realizar cerca de 10 a 12 horas diárias de jejum com o propósito de diminuir o apetite e, consequentemente, comer menos nas próximas refeições. Para isso, costuma-se aproveitar as horas após o jantar, de sono e do café da manhã para atingir esse período de jejum.

Existem diversas modalidades de jejuns que podem chegar até a 18 horas diretas sem comer, ingerindo apenas líquidos. O procedimento geralmente costuma ser realizado em um intervalo de dias ou períodos consecutivos, podendo variar de acordo com cada tipo de dieta.

Existem várias teorias de que o jejum intermitente auxilie na diminuição do apetite, desintoxique o organismo e auxilie na perda de peso. Porém, ainda não se tem estudos científicos que comprovem sua eficácia, o que gera um grande debate entre os especialistas. Por isso, busque a orientação de um nutricionista antes de iniciar esse tipo de dieta intermitente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.