Ciclismo

O ciclismo é um dos esportes mais conhecidos no mundo todo. A atividade, antes praticada como uma brincadeira, hoje ganhou notoriedade ao exibir as diversas possibilidades de usar a bicicleta com profissionalismo, sendo comum em grupo ou individualmente.

Ciclismo é uma atividade que envolve a repetição de um movimento e que usa como meio de locomoção a bicicleta. Ele pode ser competitivo, recreativo e também praticado como forma de atividade física, tanto outdoor como indoor. O ciclismo também é parte integrante de outra modalidade esportiva, o triathlon que une natação, ciclismo e corrida.

As origens do ciclismo estão ligadas ao século XIX, especificamente na década de 1890.  Se formos considerar como ciclismo qualquer atividade que envolva andar de bicicleta, então poderemos remontar ao início à 1839 quando o ferreiro escocês Kirkpatrick Macmillan criou o primeiro protótipo de uma bicicleta, dois pedais grudados em uma enorme roda da frente.

As bicicletas com rodas de tamanho igual e sistemas de corrente e catraca, só surgiram em 1880 e o mecanismo de marchas surgiu na década seguinte, em 1890.

Já a primeira prova oficial do esporte, aconteceu com a disputa entre Paris e Rouen, com uma distância percorrida de aproximadamente 123 Km. Já a primeira participação do ciclismo nos Jogos Olímpicos aconteceu em Atenas no ano de 1896. No entanto, o primeiro campeonato mundial de pista já havia acontecido na Alemanha, em 1895. Entre as modalidades do esporte estão o ciclismo de pista, de estrada, o mountain bike e o BMX.

Competições de Pista

Nesta modalidade as pistas podem ser feitas de concreto ou madeira. As provas consistem em velocidade, perseguição individual, perseguição por equipes, velocidade olímpica, corridas por pontos, quilômetro contra o relógio. Neste tipo de competição, as bicicletas utilizadas não possuem freios e a inclinação das pistas de competição pode chegar a 42º. As competições são realizadas em pistas de torno de 4 quilômetros de extensão. As provas desse ciclismo classificam-se de acordo com a velocidade:

Velocidade / Sprint: nesta competição os ciclistas partem de dois em dois, fazendo uma análise dos seus adversários. Essa é uma prova que exige mais velocidade e para completá-la, os ciclistas precisam realizar três voltas sendo cronometradas.

– Velocidade por equipe / Team Sprint: já essa prova reúne o maior número de participantes com equipes de três ciclistas posicionadas em cada lado. A cada volta realizada, os integrantes da competição precisam abrir caminho para o colega de trás passar à frente. Vence a equipe que concluir o circuito em menos tempo.

– Perseguição por equipes / Team Pursuit: essa prova é similar ao “Team Sprint”, mas com 4 participantes ao invés de 3. Durante a competição os ciclistas alternam a posição entre eles, ficando na frente o atleta que possuir maior resistência ao vento. O objetivo é alcançar o grupo adversário ou terminar a prova em menos tempo.

Mountain Bike

As provas são disputadas numa pista de terra com várias irregularidades como buracos, elevações e obstáculos. Nessa modalidade existem as seguintes categorias: Cross Country, onde é praticada em terreno irregular com muitas subidas e descidas, Free Ride, que é em pistas com muitos saltos e descidas e Down Hill, que é somente descida em alta velocidade.

A diferença entre as duas modalidades está na qualidade dos pneus. Nas pistas irregulares as bicicletas precisam de amortecedores traseiros e dianteiros e os pneus usados possuem uma resistência maior. Além disso, o peso das bicicletas varia entre 8Kg e 9Kg. Geralmente, 85% das pistas são de elevações e declives, restando uma pequena porcentagem para a área plana. Isso faz com que os atletas se esforcem um pouco mais para conseguir concluir a prova, que tem uma duração de aproximadamente 1h30. O mountain bike foi inaugurado durante as Olimpíadas de Atlanta nos Estados Unidos e, atualmente, está presente em diversas disputas espalhadas pelo mundo.

Competições de Estrada

A primeira modalidade de ciclismo a ser disputada no mundo foi o ciclismo de estrada, que é o tradicional, pois as que vieram depois se inspiraram nela. A primeira competição aconteceu em Paris, no parque Saint Cloud, já no Brasil, o ciclismo de estrada ficou popularmente conhecido quando aconteceu a primeira prova oficial do esporte no velódromo brasileiro em São Paulo, no ano de 1895. O ciclismo de velocidades estreou um ano depois, em 1896, nos Jogos Olímpicos de Atenas.

No ciclismo de estrada, as bicicletas possuem os guidões mais baixo, o que obriga o atleta a se curvar dos obstáculos. Ao contrário das outras modalidades, as bicicletas usadas na competição possuem um peso de aproximadamente 7 Kg, devido a presença do material composto de carbono. As provas mais conhecidas dessa modalidade são: resistência, que diferencia a distância entre homens e mulheres, e a contra o relógio, o qual os ciclistas partem de dois em minutos, vencendo aquele que terminar o circuito em menos tempo.

BMX

Esse tipo de provas ocorre em pistas de 350 metros com diversos obstáculos. São duas modalidades: corrida BMX Racing e manobras BMX Freestyle. O BMX oferece mais adrenalina para seu público, já que os participantes realizam saltos impressionantes durante a realização da prova. Vence a competição quem conseguir concluir a prova e, ao mesmo tempo, vencer os obstáculos presentes na pista.

Suas primeiras manobras surgiram na Holanda, no final da década de 50, por influência do esporte realizado com motos, motocross. Os jovens holandeses queriam criar algo parecido, mas que pudesse ser praticado com as bicicletas. A partir disso, os jovens realizaram os primeiros experimentos que foram as corridas em pistas de terra.

 

Essa pratica de exercícios, é benéfica para o desenvolvimento muscular e cardiovascular, desde que haja orientações e acompanhamento médico. Por ser uma excelente atividade aeróbica, sua prática regular auxilia na queima de calorias, redução do estresse, auxilia na respiração e no auxilio de controle de doenças como diabetes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.