Pilates

Pilates é um conjunto de exercícios que é realizado no solo ou em equipamentos exclusivos, devolvendo e restaurando a saúde de pessoas, assim como promover o aumento da qualidade de vida. Criado pelo Alemão Joseph, em meados de 1920. É um método de treinamento que pode ser realizado por pessoas de qualquer idade.

Esse tipo de exercícios faz uso principalmente da respiração e de movimentos que usam o peso do corpo ou com resistência das molas em seus aparelhos.

Benefícios da prática

O principal benefício do método é a sua acessibilidade, desde um atleta de alto rendimento até idosos com mobilidade reduzida. Crianças, gestantes e deficientes também podem praticar. Os movimentos realizados durante o exercícios proporcionam um alongamento e fortalecimento que podem parecer simples, mas que agem no corpo de forma integrada e individualizada.

Pilates é o tratamento mais utilizado para as patologias da coluna, pois atua na musculatura estabilizadora profunda do abdômen, especialmente o músculo transverso abdominal e promove mobilidade articular para a coluna vertebral de forma segura e sem sobrecarga.

Para atletas, o método é muito aconselhado, principalmente para os que já possuem lesões, pois torna a recuperação mais rápida, além de promover um melhor desempenho e futuramente diminuir os riscos de novas lesões. Auxilia no foco dos músculos do centro do corpo, fazem com que as curvas naturais da coluna sejam respeitadas, o que resulta na melhora da postura. Com isso, o exercício pode reduzir dores nas costas.

Trabalham com a contração e força dos músculos, além de sua flexibilidade. Com isso, as fibras musculares são rompidas e reconstruídas, possibilitando a troca de massa gorda por muscular e um melhor contorno corporal, com redução de medidas.

Os exercícios trabalham o corpo de forma global, as articulações também são estimuladas, o que torna o corpo mais móvel e facilita os movimentos do dia a dia.

Por focar na respiração e na concentração na hora de executar um movimento, os exercícios pode ajudar na redução do estresse. Esse benefício é incrementado pelo ambiente em que o exercício é realizado, normalmente são em salas tranquilas e com som ambiente, se tornando agradável e calmo.

Como os movimentos globais são estimulados durante os exercícios, faz com que movimentos comuns, como a caminhadas, se tornem mais simples e melhor executados. Além disso, por meio da reeducação da respiração e da concentração adquiridas durante o método, correr também pode se tornar uma atividade mais prazerosa e com resultados mais rápidos. A consciência corporal desenvolvida no pilates auxilia o equilíbrio do corredor e o alinhamento do corpo.

Os exercícios voltados para este benefício são aqueles que enfatizam o alongamento do corpo. Trabalhando a extensão de músculos e articulações, percebemos mudanças positivas em atividades como amarrar os sapatos e vestir as calças, por exemplo.

Existem contraindicações relativas a prática, como por exemplo gestantes que não se exercitavam antes da gravidez, devem tomar mais cuidado ao começar com o pilates durante a gestação. Em geral, as aulas são ministradas em studios de forma individual ou em grupos reduzidos, e têm duração de 1h. Os exercícios são variados e progressivos, acontecendo no solo ou aparelhos, e muitos deles são feitos deitados, o que facilita para quem tem dores ou problemas articulares.

Na maioria dos exercícios, não são usados pesos e todo o esforço vem da carga do próprio corpo. Como trabalha a respiração tridimensional, ou seja, sua caixa torácica se move em 3 direções, se expandindo para os lados, para frente e atrás, para cima e baixo, o pilates fortalece, ainda, o sistema respiratório e a circulação.

Além disso, a chance de lesão é praticamente nula, pois os exercícios propostos têm baixo impacto e não são repetidos à exaustão.

O pilates atua na recuperação do tônus e flexibilidade muscular, bem como no movimento seguro das articulações, também reforça o equilíbrio de seus praticantes, fatores fundamentais para fortalecer a saúde do corpo e evitar quedas. Por trazer todos os benefícios físicos e mentais citados ao longo deste texto, não nos surpreende o aumento de interesse de cada vez mais brasileiros pelo método.

Porém, é imprescindível que a aula seja acompanhada por profissionais especializados, e que possuam uma boa formação em Pilates, além de ter em mente os limites e as necessidades de cada um. Por isso, é indicado que nenhuma aula seja composta por mais de três alunos ao mesmo tempo, exceto nos casos em que todos os alunos ficam no mesmo equipamento e o instrutor seja muito experiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.