Exercícios Físicos Para Ser Feitos Em Casa

A realização da prática de exercícios físicos em casa tem lá suas vantagens, principalmente após o início da pandemia, onde muitas academias se fecharam devido as restrições de funcionamento e isolamento social. Mas além do conforto de fazer exercícios em casa, se tem outros benefícios também.

Só pelo fato de estarmos em casa, já nos sentimos mais confortável. Outro grande benefício é a flexibilidade de horários, até mesmo nos domingos. Onde você mesmo estipula dias, horários e quais modalidades mais se encaixam no seu perfil, conforme sua rotina e disponibilidade. Isso tudo sem falar na vantagem de não ter a necessidade de se preocupar com a locomoção.

Mas comece aos poucos, isso é um processo gradativo que pode começar com menos intensidade. Não precisa treinar todos os dias, de duas a três vezes por semana já será o suficiente para promover grandes resultados. Coloque os seus melhores dias e horários na sua agenda, aqueles que são inadiáveis.

Aquecimento

Antes de iniciarmos qualquer tipo de exercícios, é fundamental que seja feito o aquecimento. Sem ele, suas chances de sofrer algum tipo de lesão aumentam consideravelmente.

Pular Corda

Pular corda é uma ótima opção de exercício aeróbico. Contando que em média de 15 minutos de atividade você perde 180 calorias. Este mesmo período equivale a 1 hora de caminhada continua. Esse exercício da corda fortalece os ossos e os membros inferiores. Sendo assim, inicie com 10 minutos de atividade e não se preocupe, o ritmo e coordenação vem com o tempo e a prática.

Agachamentos

Além de simples e funcional para ativar os membros inferiores. Basta flexionar os joelhos, jogando os braços para frente para manter o equilíbrio.

Durante a descida, a coluna deve ficar sempre ereta e o movimento tem o limite até que sua perna realize um ângulo de 45 graus. Sendo assim, você pode intensificar a atividade colocando peso no movimento. Para começar, 3 séries de 20 repetições, com um intervalo de 2 minutos.

Faça abdominais

O abdominal é o tipo de exercício mais tradicional pra trabalhar o abdome, pois não exige muita orientação. Eles também são boas opções de treino para perder barriga. O exercício é totalmente focado na musculatura abdominal, mas também pode contribuir para os glúteos devido à contração da musculatura.

Deitado no chão, pés levemente afastados e próximos ao glúteo, e mãos na direção da cabeça ou cruzadas no peitoral. Nesta posição, concentrar a força no abdômen para elevar o tronco como se fosse alcançar os joelhos.

Caminhada

A caminhada é uma atividade física indicada por cardiologistas para emagrecer e manter a saúde do coração e da mente. Estudos nos mostram que caminhar durante aproximadamente 40 minutos é capaz de reduzir a pressão arterial durante 24 horas após o término do exercício.  Isso acontece porque durante a prática do exercício, o fluxo de sangue aumenta, levando os vasos sanguíneos a se expandirem, diminuindo assim a pressão. Ela não exige habilidade, é barata, pode ser feito praticamente a qualquer hora do dia e não tem restrição de idade.

Polichinelo

É um exercício que trabalha a resistência muscular e cardiovascular. Ele costuma ser utilizado como forma de alongamento e aquecimento exatamente por sua eficiência.

Fique de pé, com a coluna reta. Abra as pernas e jogue os braços para o alto, encostando as mãos. Logo na sequência, feche as pernas, enquanto coloca os braços colados no corpo. Repita esses gestos rapidamente e sem parar por 30 segundos. Você precisa ficar ofegante, com o coração batendo mais rápido. Se estiver fácil, acelere e coloque caneleiras com peso. Evite fazer polichinelos de meias ou em uma superfície escorregadia.

Flexão de braços

É um exercício que não depende de acessórios. Basta um espaço no chão para que você consiga realizá-lo. Por trabalhar vários músculos, a execução do exercício aumenta o condicionamento físico e, com isso, uma resposta metabólica melhor.

Deitado de bruços, deixe as pernas esticadas e os pés juntos. Posicione as mãos espalmadas no solo. Elas precisam permanecer no eixo horizontal dos ombros, porém um pouco distantes do tronco para ativarem o peitoral. Se ficarem muito próximas do corpo, só os tríceps farão força. Sem dobrar as pernas, erga-se com os braços e flexione-os na sequência. Repita até o tempo acabar. Se precisar facilitar, ponha um dos joelhos no piso enquanto sobe e desce.

Agora você não tem mais desculpas para largar o sedentarismo de lado, e iniciar seus exercícios. A prática de atividade física faz bem não só para o corpo, mas também para a mente. Comece a ter o hábito de exercitar-se frequentemente, pois assim, terá mais longevidade.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.