Mitos Da Alimentação Saudável

Sempre nos deparamos com vários debates quando o assunto é alimentação saudável. Mas nem tudo o que dizem por aí, de fato é verdade.

É hora de acabar com algumas ideias que te impedem de ter uma relação melhor com a comida. São mitos sobre alimentação saudável que ouvimos com frequência por aí, mas que, na verdade, não fazem sentido algum.

 

 

É preciso cortar o glúten para seguir uma alimentação saudável

Embora muita gente considere o glúten um vilão nas dietas, ele só deve ser retirado da alimentação em casos específicos, como alergias, dietas de desintoxicação e estratégias para atletas. O glúten não deve ser retirado sem orientação nutricional adequada para que não ocorra deficiências energéticas na alimentação.

Comer chocolate dá espinhas

Embora ele ajude a dar mais energia e seja nutritivo quando aparece em uma versão com grande concentração de cacau, o chocolate pode mesmo ser prejudicial a pele. O chocolate ao leite, que é rico em gorduras e muito açúcar, pode inflamar o organismo, refletindo no aspecto da sua pele.

Comida vegetariana emagrece

A comida vegetaria não emagrece, pois, a perda de peso só acontece se houver uma redução das calorias consumidas. Apesar de conter mais fibras, legumes e vegetais, a alimentação vegetariana também pode conter excesso de gorduras, frituras e molhos calóricos, o que, se não for bem regulado, favorece o ganho de peso.

Chá causa impotência

Os chás não causam impotência, mas essa crença existe porque as bebidas quentes dão uma sensação de relaxamento e ajudam a acalmar. No entanto, alguns chás podem até ser afrodisíacos, como o chá preto e o chá de catuaba, aumentando a libido, melhorando a circulação e ajudando a combater a impotência.

 

Manga com leite faz mal

 

É frequente ouvir falar que tomar leite com manga faz mal, mas essa mistura é rica em nutrientes e faz muito bem à saúde. O leite é um alimento completo, com diversos nutrientes e só é contraindicado em casos de intolerância à lactose, enquanto a manga é uma fruta rica em fibras e enzimas que facilitam a digestão, ajudando a regular o intestino.

 

Alimentos integrais não engordam

 

Alimentos integrais, como cereais integrais, pão, arroz e macarrão integral, quando consumidos em excesso também engordam. Apesar de serem ricos em fibras, esses alimentos também contêm calorias que favorecem o aumento de peso, se não consumidos de maneira equilibrada.

O gás do refrigerante causa celulite

 

O que pode aumentar a celulite é o açúcar que os refrigerantes têm, não o gás das bebidas. As bolhas que se formam devido ao gás nos refrigerantes não se relacionam com a celulite, pois não contêm calorias e são eliminados do intestino.

 

Laranja é a fruta mais rica em vitamina C

 

Apesar da laranja ser uma fruta muito conhecida por ter vitamina C, existem outras frutas com maior quantidade dessa vitamina, como o morango, a acerola, o kiwi e a goiaba.

Leite faz mal

 

Se a pessoa é intolerante a lactose, sem dúvidas fará mal. Agora, se a pessoa não tem problema com leite, pode tomar normalmente. Ele é uma proteína de alto valor biológico e traz benefícios. Se a pessoa não tem problemas, pode tomar, mas sem excessos.

Produtos integrais são melhores

 

Produtos integrais contém fibras, que auxiliam no bom funcionamento do intestino e ajuda no controle do colesterol alto. Além de melhorar o trânsito intestinal, as fibras também ajudam a regular o nível de glicose. É sempre bem melhor optar pelo integral do que o refinado.

 

Adoçante é melhor do que açúcar

 

O melhor dos adoçantes é o de stevia ou xilitol. Agora os outros adoçantes não trazem benefícios. Açúcar, independentemente do tipo, são iguais em questão de caloria. Porém, o açúcar mascavo, demerara e o de coco passam por menos processos, o que gera maior preservação de nutrientes, diferente do açúcar refinado.

 

Café faz mal

 

O café é termogênico, em torno de até 3 xícaras (de 50ml cada) ao dia, o café proporciona melhor trabalho cerebral, concentração, memória e tira aquele soninho que dá logo após o almoço. Seu excesso, sim, pode causar mal à saúde, como insônia, ansiedade e redução da capacidade do organismo de absorver nutrientes importantes, como o ferro e cálcio.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.