Tipos De Corpo Feminino
O corpo feminino possui suas particularidades, fazendo com que até os biotipos tenham diferenças em relação ao corpo masculino. Veja as características de cada um e descubra qual o seu. Cada um deles possui sua beleza e merece ser valorizado como é, sem disfarces.
Recentemente, no Brasil, foi elaborado um novo estudo sobre os padrões de corpos das brasileiras, e pasmem, 76% das mulheres no Brasil possuem o tipo de corpo retangular, e não a ampulheta ou triangular como se imaginava. Esse estudo foi refeito devido a pauta das padronagens de tamanhos no Brasil ser muito confusa.
Corpo Retângulo
Mulheres com o corpo retangular têm uma cintura mais marcada, por isso a ligação à um retângulo. É caracterizado por apresentar poucas curvas e ser bem reto. Neste tipo, quadril, cintura e ombros possuem as mesmas medidas. Possuem como características, serem mais altas, mais magras e com as pernas mais longas.
Para criar looks que valorizem o corpo, aposte em peças que marquem um pouco mais a cintura e achate mais as pernas. Vale arriscar em decotes e uso de cintos para destacar ainda mais.
Use: Casacos acinturados, saia lápis, vestidos acinturados, saias rodadas e com volume, blusas larguinhas ou de tecidos fluidos e calças estampadas ou com volume.
Evite: Roupas muito largas, jaquetas curtas, calças de cós largo ou cintura alta, estampas muito grandes e blusas justas com calças justas.
Corpo Ampulheta
Os principais aspectos de um corpo ampulheta são as proporções equilibradas, corpo, os ombros e os quadris possuem a mesma medida ou são simétricos. A cintura é bem marcada, porém menor do que as partes inferior e superior do corpo. Sendo assim, as curvas são bem marcantes.
Esse é o biotipo mais fácil para se criar looks, já que seu formato favorece o uso de inúmeras peças. Aposte mais em peças que alongam a silhueta, como decotes em V e listras verticais.
Use: Cintos e faixas, peças que marquem a cintura, vestidos transpassados, calças e saias leves, jeans cigarrete e flare.
Evite: Roupas de corte reto, especialmente casacos, peças ou muito justas ou muito largas e calças muito justas com blusas muito coladas.
Corpo Triângulo Invertido
O corpo tipo triângulo invertido é caracterizado pelo volume concentrado na parte superior do corpo. Os ombros são visivelmente mais largos do que a cintura, quadris e coxas. Em alguns corpos desse tipo, a cintura e o quadril possuem a mesma medida. Em outros, a cintura pode ser mais fina do que a região inferior do corpo.
A principal dica é sempre chamar atenção para o quadril, com roupas que o valorizem. Dê preferência para estampas na parte de cima, pois traz a sensação de que os ombros são mais largos.
Use: Saia godê, blusas com decotes em V, Calças reta, largas, pantalonas; vestidos retos, blusas com babados nas pontas e estampas verticais.
Evite: Mangas bufantes, ombreiras, decotes quadrados, camisetas regatas, saias justas com blusas justas, legging e calças skinny, colares volumosos e camisas estampadas.
Corpo Triângulo
São pessoas com o tipo de corpo em que os ombros são um pouco mais estreitos do que os quadris. Também é um corpo com curvas bem marcantes. Esse é o tipo mais comum entre as brasileiras.
A dica é compor o visual com peças que tragam equilíbrio para o corpo. Busque por looks que valorizem a parte superior, destacando a região dos ombros e busto.
Use: Calças retas e estampadas, legging com camisas que cubram o bumbum, shorts soltos, saias retas com pouco volume, vestidos retos e soltos, camisas com decotes em V e U, camisetas regatas, peças com listras horizontais, blazers e blusas acinturadas e colares mais compridos e com mais volume.
Evite: Cintos na altura dos quadris, calças e saias volumosas, casacos e blusas que terminam em cima do quadril, calças estilo skinny, saia plissada ou com babados, vestidos justos e tipo sereia e calça de cintura baixa.
Corpo Oval
Mulheres com esse tipo físico possuem ombros e quadris menores do que a região da cintura. O tronco possui formato arredondado e mais saliente do que as regiões inferior e superior do corpo.
Para criar looks que realçam a beleza do corpo, opte por peças com linhas verticais, com botões e zíperes, para alongar e dar a impressão de um corpo mais fino.
Use: Saias retas, camisas com decotes V, calça reta, blusas que ultrapassam a linha do quadril, roupas de cores escuras, saias de corte godê, batas, túnicas e blusas soltinhas.
Evite: Calças skinny, mangas bufantes, camisas largas, calças de cintura baixa e roupas com estampas.